PROJETO PILOTO DE COLETA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS - JICA

Olá Pessoal,

Foi realizado esta semana o lançamento oficial do projeto piloto de recolhimento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos organizado pela JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional).
Já está no Ar a página do projeto na WEB e a página no Facebook, confira os endereços abaixo:

Facebook: www.facebook.com/DescarteOn
Webpage: www.descarteon.jica.eco.br
Instagram: @descarteon

Confira algumas informações:

O descarte ON é um projeto-piloto que será implantado na subprefeitura da Lapa, para coletar, por intermédio das lojas participantes, os eletroeletrônicos descartados pelos consumidores, transportar a uma recicladora no Estado de São Paulo, além do processamento/reciclagem de maneira adequada. Os dados obtidos durante a execução desse programa serão aproveitados para o futuro estabelecimento do sistema de reciclagem de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) no Brasil.
O descarte ON é um projeto-piloto do Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos no Brasil.

Área principal de execução:
Subprefeitura da Lapa
 
Período de implementação
Coleta nas Lojas
28 de abril – 31 de outubro de 2016
As lojas Walmart têm previsão para iniciar durante a primeira quinzena de maio.
Sujeito a terminar antes da data prevista.
Coleta na sua Casa
Em breve
Sujeito a terminar antes da data prevista. 

Participando do descarte ON, os eletroeletrônicos antigos descartados por você - exceto baterias, pilhas, lâmpadas, toners/cartuchos de impressoras - serão coletados, desmontados e destinados, de maneira adequada, para não causar impacto ao meio ambiente.
Por que devemos descartar corretamente?
A sua participação irá contribuir com a redução do impacto ambiental e para a implantação futura do sistema de reciclagem/logística reversa dos REEE no Brasil.

Comentários

  1. Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos: Livro enfoca a sustentabilidade ambiental

    Doutorando em Engenharia na Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá, Uanderson Rebula de Oliveira (uanderson.rebula@yahoo.com.br) lança o livro digital 'Logística reversa de resíduos de eletroeletrônicos e a sustentabilidade ambiental'.

    Disponível em
    http://www.saraiva.com.br/logistica-reversa-de-residuos-de-eletroeletronicos-e-a-sustentabilidade-ambiental-9383689.html

    Divulgação na mídia:
    "É ótimo ver uma dissertação do mestrado realizada na Unesp ter-se transformada num livro sobre tema tão relevante e atual", diz Jorge Muniz, Editor da Revista Production e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção - Curso de Mestrado Profissional.
    http://www.unesp.br/portal#!/noticia/23943/logistica-reversa-de-residuos-de-eletroeletronicos/

    Detalhes do livro digital:

    Descrição
    A venda de Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE) cresce, no mundo, em razão das inovações tecnológicas e da rapidez com que eles se tornam obsoletos, o que implica o aumento da geração de um resíduo sólido denominado Resíduo de Equipamento Eletroeletrônico (REEE). O REEE é um problema relevante, visto que contém diversas substâncias tóxicas capazes de provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Dessa forma, torna-se necessário um gerenciamento ambientalmente adequado. Após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil – Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, passou a caber a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de EEE o dever de implementar sistemas de Logística Reversa (LR), os quais objetivam o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Apesar de o setor de eletroeletrônicos se preocupar com a LR de seus produtos, a LR do REEE é um tema ainda pouco explorado, tanto no âmbito nacional quanto no internacional. De fato, resíduo eletroeletrônico é um tema novo na literatura. Este livro tem por objetivo identificar como a gestão de REEE pode contribuir para a melhoria do desempenho da cadeia de suprimentos de EEE no Brasil, no contexto da sustentabilidade ambiental.

    O autor
    Uanderson Rébula de Oliveira é Doutorando em Engenharia e Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP. Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela UFLA e em Logística Empresarial pela UNESA. Graduado em Ciências Contábeis. Técnico em Metalurgia e em Segurança do Trabalho. Possui diversos cursos de extensão. Por meio dos programas de mestrado e doutorado, desenvolve regularmente pesquisas sobre logística reversa de resíduos de eletroeletrônicos. É professor em universidades da região Sul Fluminense (RJ), desde 2006, nos cursos de graduação e pós-graduação, atuando nas áreas de logística, administração da produção, qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente, estatística, contabilidade e finanças. Vivência de 21 anos em ambiente industrial, onde atuou em diversas funções operacionais e técnicas voltadas à administração da produção, logística, gestão de estoques, qualidade, segurança e meio ambiente. Possui ampla experiência em instrução e desenvolvimento de cursos corporativos, na indústria, com mais de 20.000 treinados em todos os níveis funcionais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Criada a Entidade Gestora da Logística Reversa de Eletrônicos da ABINEE

São Paulo inicia a implementação do Projeto Piloto em Logística Reversa