PROJETO PILOTO DE COLETA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS - JICA

Olá Pessoal,

Foi realizado esta semana o lançamento oficial do projeto piloto de recolhimento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos organizado pela JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional).
Já está no Ar a página do projeto na WEB e a página no Facebook, confira os endereços abaixo:

Facebook: www.facebook.com/DescarteOn
Webpage: www.descarteon.jica.eco.br
Instagram: @descarteon

Confira algumas informações:

O descarte ON é um projeto-piloto que será implantado na subprefeitura da Lapa, para coletar, por intermédio das lojas participantes, os eletroeletrônicos descartados pelos consumidores, transportar a uma recicladora no Estado de São Paulo, além do processamento/reciclagem de maneira adequada. Os dados obtidos durante a execução desse programa serão aproveitados para o futuro estabelecimento do sistema de reciclagem de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) no Brasil.
O descarte ON é um projeto-piloto do Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos no Brasil.

Área principal de execução:
Subprefeitura da Lapa
 
Período de implementação
Coleta nas Lojas
28 de abril – 31 de outubro de 2016
As lojas Walmart têm previsão para iniciar durante a primeira quinzena de maio.
Sujeito a terminar antes da data prevista.
Coleta na sua Casa
Em breve
Sujeito a terminar antes da data prevista. 

Participando do descarte ON, os eletroeletrônicos antigos descartados por você - exceto baterias, pilhas, lâmpadas, toners/cartuchos de impressoras - serão coletados, desmontados e destinados, de maneira adequada, para não causar impacto ao meio ambiente.
Por que devemos descartar corretamente?
A sua participação irá contribuir com a redução do impacto ambiental e para a implantação futura do sistema de reciclagem/logística reversa dos REEE no Brasil.

Comentários

  1. Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos: Livro enfoca a sustentabilidade ambiental

    Doutorando em Engenharia na Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá, Uanderson Rebula de Oliveira (uanderson.rebula@yahoo.com.br) lança o livro digital 'Logística reversa de resíduos de eletroeletrônicos e a sustentabilidade ambiental'.

    Disponível em
    http://www.saraiva.com.br/logistica-reversa-de-residuos-de-eletroeletronicos-e-a-sustentabilidade-ambiental-9383689.html

    Divulgação na mídia:
    "É ótimo ver uma dissertação do mestrado realizada na Unesp ter-se transformada num livro sobre tema tão relevante e atual", diz Jorge Muniz, Editor da Revista Production e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção - Curso de Mestrado Profissional.
    http://www.unesp.br/portal#!/noticia/23943/logistica-reversa-de-residuos-de-eletroeletronicos/

    Detalhes do livro digital:

    Descrição
    A venda de Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE) cresce, no mundo, em razão das inovações tecnológicas e da rapidez com que eles se tornam obsoletos, o que implica o aumento da geração de um resíduo sólido denominado Resíduo de Equipamento Eletroeletrônico (REEE). O REEE é um problema relevante, visto que contém diversas substâncias tóxicas capazes de provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Dessa forma, torna-se necessário um gerenciamento ambientalmente adequado. Após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil – Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, passou a caber a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de EEE o dever de implementar sistemas de Logística Reversa (LR), os quais objetivam o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Apesar de o setor de eletroeletrônicos se preocupar com a LR de seus produtos, a LR do REEE é um tema ainda pouco explorado, tanto no âmbito nacional quanto no internacional. De fato, resíduo eletroeletrônico é um tema novo na literatura. Este livro tem por objetivo identificar como a gestão de REEE pode contribuir para a melhoria do desempenho da cadeia de suprimentos de EEE no Brasil, no contexto da sustentabilidade ambiental.

    O autor
    Uanderson Rébula de Oliveira é Doutorando em Engenharia e Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP. Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela UFLA e em Logística Empresarial pela UNESA. Graduado em Ciências Contábeis. Técnico em Metalurgia e em Segurança do Trabalho. Possui diversos cursos de extensão. Por meio dos programas de mestrado e doutorado, desenvolve regularmente pesquisas sobre logística reversa de resíduos de eletroeletrônicos. É professor em universidades da região Sul Fluminense (RJ), desde 2006, nos cursos de graduação e pós-graduação, atuando nas áreas de logística, administração da produção, qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente, estatística, contabilidade e finanças. Vivência de 21 anos em ambiente industrial, onde atuou em diversas funções operacionais e técnicas voltadas à administração da produção, logística, gestão de estoques, qualidade, segurança e meio ambiente. Possui ampla experiência em instrução e desenvolvimento de cursos corporativos, na indústria, com mais de 20.000 treinados em todos os níveis funcionais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente

RECICLO METAIS NA EXAME PME 46

Lixo Eletrônico é tema de Clipe da Banda Britânica Placebo