Texto aprovado da MP 651 amplia prazo para fim dos lixões até 2018


O temido aconteceu, foi aprovada a Medida Provisória que extende o prazo para adequação dos municípios para o fim dos Lixões em todo Brasil. O prazo inicial estipulado pela Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) era Agosto de 2014, quase quatro anos depois da regulamentação da lei, porém os municípios não conseguiram cumprir o prazo e ganharam mais 04 anos.
Eu particularmente acho que se não fizeram em 04 anos, não serão em 08 que farão!!! Esperemos que o Governo vete a MP e diminua esta grande vergonha.

Confira a matéria do site da Camara dos Deputados:

Texto aprovado da MP 651 amplia prazo para fim dos lixões até 2018
14/10/2014 - 23h41 




O texto da Medida Provisória 651/14, aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, amplia até 2018 o prazo para as cidades acabarem com os seus lixões. A data limite encerrou-se em 2 de agosto deste ano, sem que a maioria dos municípios tenha instalado aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

Esse tema foi incluído durante a votação da MP na comissão mista criada para analisá-la. Trata-se de uma reivindicação de vários prefeitos, que temem a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estados e municípios também ganharam prazo até 2016 para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. O prazo venceu em 2012. Esses planos são requisitos para que estados e municípios recebam dinheiro do governo federal para investir no setor.

O líder do governo, deputado Henrique Fontana do PT-SP (Na foto acima), no entanto, disse que essa prorrogação não tem o aval do governo, o que pode ser interpretado como uma possibilidade de veto futuro. Fontana garantiu que o Ministério do Meio Ambiente tem buscado alternativas para ajudar os municípios que ainda não acabaram com os seus lixões.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente

RECICLO METAIS NA EXAME PME 46

Lixo Eletrônico é tema de Clipe da Banda Britânica Placebo