LIXO ELETRÔNICO - Matéria da BAND NEWS FM


Segunda-feira, 10 de março de 2014

E-lixo: Brasil recicla só 2% dos eletrônicos
Maior parte dos equipamentos é descartada junto com o lixo comum, o que pode causar prejuízos à saúde de humanos e animais
Talita Almeida e Leandro Aislan, da BandNews FM

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América do Sul, com mais de 1 milhão de toneladas por ano. No entanto, menos de 2% do material é reciclado. Os equipamentos, que vão parar em lixos comuns, têm substâncias tóxicas que podem causar problemas irreparáveis.

Nas casas das famílias brasileiras, a vida útil dos computadores é curta. Em três anos, em média, eles são descartados, como explica o diretor de competitividade do Ministério do Desenvolvimento, Alexandre Comin. “Sabe-se que as pessoas descartam esse [tipo de] produto enquanto ele ainda está funcionando porque aparece um outro computador, que é muito mais novo, que é multimídia, que tem recursos. Às vezes, com dois, três anos, alguém pode descartar um computador ou trocar por outro”.

O problema é que, no Brasil, os computadores velhos viram lixo comum e menos de 2% desse material é reciclado. O diretor-executivo da empresa Reciclo Metais, Marcus Oliveira, diz que o descarte inapropriado traz danos imensuráveis. “Esses produtos tóxicos, que fazem parte da composição dos equipamentos, podem conter níquel, chumbo, estanho, outros materiais, que, em concentrações no meio ambiente, são degradantes tanto para os animais como para os seres humanos”.

Mundo
A produção de lixo eletrônico no mundo é de 50 milhões de toneladas e, até 2017, deve chegar a 65 milhões, aponta um estudo da Universidade das Nações Unidas. Estados Unidos e China são os maiores produtores, com cerca de 17 milhões de toneladas desse lixo anualmente.

Confira a Matéria, assim como o áudio no link: http://noticias.band.uol.com.br/economia/noticia/100000668741/e-lixo-brasil-recicla-apenas-2-do-eletronicos.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente

RECICLO METAIS NA EXAME PME 46

Lixo Eletrônico é tema de Clipe da Banda Britânica Placebo