Documentário sobre Vik Muniz é indicado ao Oscar

DE SÃO PAULO - 25 de Janeiro de 2011

O filme "Lixo Extraordinário" ("Waste Land"), sobre o artista brasileiro Vik Muniz, foi indicado ao Oscar de documentário. A lista de indicações foi anunciada nesta terça-feira.

Dirigido por Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, o filme levou em 2010 o prêmio de melhor documentário da International Documentary Association (EUA). Venceu também como melhor documentário do Festival de Berlim.

Artista que já trabalhou com ingredientes tão inusitados como ketchup, açúcar e calda de chocolate, Vik Muniz vai ao Jardim Gramacho, aterro metropolitano no Rio de Janeiro, ainda sem uma definição do que será o seu próximo trabalho. É no lixão que ele encontra sua 'próxima' obra.

O documentário explora a relação de três anos que se estabeleceu entre Muniz e os catadores do lixão, que deram ao artista os objetos usados em suas imagens. Após dois meses retratando o aterro sanitário, Muniz contratou cerca de dez catadores para montar as imagens, num galpão em Parada de Lucas, subúrbio carioca.

"Lixo Extraordinário" concorre com "Exit through the Gift Shop", de Banksy, "Gasland", "Trabalho Interno" e "Restrepo".

Link para Galeria de Fotos do Documentário: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1919-lixo-extraordinario#foto-36568

Comentários

  1. Esse documentário veio acrescentar na reflexão sobre a sociedade consumista em que vivemos, onde a mídia impõe que para sermos felizes precisamos consumir mais e mais. Quando sabemos que a felicidade é algo subjetivo e que se consumir nos tornasse pessoas felizes, deveríamos ser felizes, já que, consumimos 26 vezes mais o que consumía-se em tempos de Marx, por exemplo.
    Parabéns à Vik Muniz pelo seu trabalho espetacular. Parabéns à você pelo tema no blog.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente

RECICLO METAIS NA EXAME PME 46

Lixo Eletrônico é tema de Clipe da Banda Britânica Placebo