Reciclo Ambiental participa de evento sobre TI Sustentável

Curso técnico de Barueri realizou evento sobre sustentabilidade em TI


Forumtec 2010, evento sobre sustentabilidade em TI no ITB Belval

Aconteceu entre os dias 18 e 19 de junho de 2010, no Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval (unidade mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri, Fieb), o evento Forumtec 2010 – TI Verde e Sustentabilidade, realizado pelo curso técnico em Informática, com participação de palestrantes, professores, alunos e funcionários da unidade.

“Este tipo de evento serve como um alerta à comunidade sobre os cuidados necessários com o planeta, e como a área de Tecnologia da Informação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável”, explica Marcelo Samuel Martins Lallo, coordenador do curso.

Através do ciclo de palestras, promoveu-se uma troca de experiências e conhecimentos através de apresentações e debates, e com a participação de diversas empresas da cadeia de tecnologia da informação, discutindo os desafios e elaborando sugestões e alternativas para resolvê-los. “Neste contexto, foram abordados aspectos estratégicos e inovadores ao tentar compreender o potencial do conceito TI Verde atualmente em TI, mapeando as principais experiências, bem como aspectos técnicos e tecnologias existentes”, lembra Lallo.

Para o professor, o objetivo principal do evento foi atingido. “Os presentes puderam discutir programas de redução de custos através de economia de energia e de insumos com a Virtualização de Servidores Cloud Computing, Ti Verde e Lixo Eletrônico, com palestras ministradas por profissionais que atuam em empresas do segmento”, pontua o professor.

O evento
Para participar do evento, os alunos do curso de Informática doaram equipamentos antigos e sem uso para reciclagem. Com a doação, puderam concorrer a diversos brindes que foram sorteados pelos palestrantes.

Para dar suporte à operação de coleta de lixo eletrônico, foi montada uma parceria com a empresa Reciclo Ambiental, que ficou responsável pela logística reversa de todos os equipamentos coletados durante o evento, dando o destino correto e sustentável ao material.

“No último dia do evento, aconteceu um debate com os presentes para gerar propostas e idéias, auxiliando as empresas na iniciação de projetos sustentáveis em Tecnologia da Informação. Todas as informações geradas serão utilizadas para a criação de uma cartilha que será confeccionada pela escola e em breve estará disponível às instituições públicas, privadas e comunidade escolar”, finaliza o professor Lallo.

Foram palestrantes no evento: Fábio Santana, Diego Vinicius e Bruno Silva, da empresa Faitec Tecnologia; Fabio Hara, da Microsoft; Márcia Silveira de Almeida, da IBM; Rogério Guimarães, da HP; e Ronylson Rodrigues Freitas, da empresa Reciclo Ambiental. Teve ainda a participação de Neuci Bicov, do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática da USP, que implementa as práticas de reuso e descarte sustentável de lixo eletrônico, incluindo bens de informática e telecomunicações que ficam obsoletos.


Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente

RECICLO METAIS NA EXAME PME 46

Lixo Eletrônico é tema de Clipe da Banda Britânica Placebo