Revista Época Negócios 10/06/09

Fabricantes e varejistas terão de arcar com lixo eletrônico em SP

Projeto aprovado pelos deputados paulistas prevê que fabricantes e varejistas se responsabilizem pelo recolhimento e reciclagem de equipamentos velhos

Silvana Mautone

As empresas no Estado de São Paulo que fabricam, importam ou comercializam produtos eletrônicos -- como computadores, geladeiras e televisores -- podem ter de se responsabilizar pela reciclagem dos equipamentos. É o que prevê um Projeto de Lei do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), aprovado por unanimidade na última quinta-feira (04/06), na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Para entrar em vigor, a lei precisa agora ser sancionada pelo governador José Serra (PSDB). O prazo é de 30 dias. As penalidades previstas para quem descumprir a determinação variam de uma simples advertência a multa diária de 1.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), o que atualmente equivale a cerca de R$ 14 mil.

No Congresso Nacional, o tema está em discussão há cerca de 20 anos. As primeiras iniciativas com relação a projetos de lei referentes ao tratamento de resíduos sólidos são do final da década de 80. Desde então, cerca de 150 projetos foram elaborados, mas nenhum aprovado. O tema voltou a ser discutido com mais ênfase recentemente. O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), autor da atual proposta em trâmite no Congresso, espera que ela seja votada ainda este ano.

O mais provável é que isso só ocorra após o fim da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), concedida pelo governo em abril, com validade por três meses. A isenção vale para a venda de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. Ela também pode ser prorrogada pelo governo, como ocorreu no setor automotivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente

RECICLO METAIS NA EXAME PME 46

Lixo Eletrônico é tema de Clipe da Banda Britânica Placebo